28 C
Guanambi
24.6 C
Vitória da Conquista

Terno de Reis da Comunidade de Curral de Varas lançará CD nesta quinta-feira

9,211FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Últimas Notícias

Mais Lidas

O projeto Antiquis realiza o lançamento digital da “Série Reisados” com três CDs que registram as canções entoadas pelos Ternos de Reis mais tradicionais e antigos localizados no Alto Sertão da Bahia. Os discos estarão disponíveis em todas as plataformas digitais a partir do dia 1º de abril.

A iniciativa realiza ainda duas lives para falar sobre a riqueza e importância dos registros da memória do Reisado nos dias 02 e 03 de abril, através do youtube do Antiquis, que contará com a participação de integrantes dos reisados, pesquisadores da área de cultura e patrimônio e mediação de Anderson Cunha, produtor musical e idealizador do projeto.

Os dois primeiros volumes já tinham sido lançados em mídia física e agora ganham versão digital. O primeiro apresenta o Terno de Reis de Dona Vande da Fazenda Boa Sorte (Caetité-Ba), único Terno da região totalmente formado por mulheres; o segundo traz um dos reiseiros mais antigos e respeitados da região, Seu Alziro de Morrinhos (Guanambi-Ba). O terceiro volume, ainda inédito, conta com o Terno de Reis centenário da comunidade de Curral de Varas, localizado também no distrito de Morrinhos.

Produtor musical e idealizador do projeto, Anderson Cunha explica que a intenção é ajudar a registrar essa tradição centenária que é toda construída na oralidade e passada por gerações dentro das famílias. “O reisado é um traço muito marcante da identidade cultural do Alto Sertão e que ainda resiste mesmo frente ao avanço tecnológico. Uma tradição religiosa que remonta de séculos atrás, trazida pelos imigrantes portugueses e espanhóis e que, chegando no sertão, incorporou elementos das culturas indígenas e africanas, resultando numa manifestação única”, ressalta o produtor.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Série Reisados – A Série Reisados é uma coleção de registros dos ternos de reis mais tradicionais e antigos do Alto Sertão Baiano. Cada álbum traz as apresentações que os ternos de reis fazem nas casas por onde passam visitando as comunidades nos festejos da festa de Reis durante as celebrações natalinas. São ladainhas e louvações em devoção ao Natal, músicas que atravessam gerações e sobreviveram até hoje na oralidade.

Antiquis – O Antiquis é uma organização independente que reúne profissionais de diferentes áreas para o estudo e registro da memória cultural do Alto Sertão da Bahia. As pesquisas têm por objetivo a busca de vestígios das tradições ancestrais que ainda resistem ao tempo, seu registro para consultas e, contribuir, no que for possível, para o esforço e a manutenção das manifestações culturais junto às suas comunidades. O isolamento da região permitiu, ao longo das décadas, que as tradições populares – sua música, dança e poesia – fossem preservadas em boa parte de sua essência. Porém, com o tempo e influência da comunicação de massa, essas tradições correm o risco de desaparecer. Os projetos da Antiquis registram parte de uma cultura que ajudou a moldar a identidade do Sertão e permitem às próximas gerações o acesso a um universo antes escondido.

Programa Aldir Blanc Bahia

Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

Programação

01/04 – Lançamento dos 3 CDs em todas as plataformas digitais

02/04 | 19h – Live: Lançamento do Terno de Reis da Comunidade de Curral de Varas (Vol. III)⠀⠀ Convidados: Aloísio José e Dra. Sandra Célia Coelho | Mediação: Anderson Cunha

03/04 | 19h – Live: Dona Vande e Seu Alziro e o registro da memória do Reisado Convidados: Zamana Brisa, Sabrina Alves | Mediação: Anderson Cunha Lives serão transmitidas no canal do youtube: Antiquis

Acompanhe em:

Site: www.antiquis.com.br
Facebook: @antiquis.nucleo
Instagram: @antiquis.nucleo
Youtube: Antiquis

Ficha Técnica

Coordenação Geral – Anderson Cunha
Produção Lançamento Digital – Edmilia Barros
Designer – Pietro Leal
Coordenação de redes sociais – Tiana Dias
Assessoria de imprensa – Gisele Santana
Desenvolvimento Web – Fagner Barboza

Entretenimento Cultura Terno de Reis da Comunidade de Curral de Varas lançará CD nesta...

Deixe uma resposta

Relacionadas