26.1 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista deve ganhar escritório da Codevasf

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou que o munícipio deve ganhar um escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O início da operação deve ocorrem no prazo de até 60 dias.

O anúncio foi feito no site oficial, após uma reunião entre a prefeita Sheila Lemos (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé (MDB), o superintendente da 2ª Superintendência Regional de Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento e o deputado federal Arthur Maia (DEM), responsável pela articulação.

Ascom | PMVC

“Há mais de 40 anos Vitória da Conquista vem lutando para ter a Codevasf escritório no município, e agora, com o intermédio do deputado Arthur Maia, a gente consegue trazer um escritório. Queremos desejar boas-vindas à Codevasf e dizer que vamos trabalhar muito por Vitória da Conquista e por toda a região do Sudoeste e Extremo Sul da Bahia”, afirmou a prefeita. Ela também se colocou à disposição para analisar a viabilidade de ceder um terreno da Prefeitura para a construção de um armazém para a Companhia.

De acordo com o anúncio, o escritório de Vitória da Conquista terá jurisdição de Jequié até o Extremo Sul do estado. Regiões pertencentes a outras bacias hidrográficas fora do rio São Francisco ou Parnaíba, como do rio de Contas e dos rios Pardo e Jequitinhonha, aumentando a área de atuação da Codevasf na Bahia.

O deputado Arthur Maia disse que a instalação do escritório da Codevasf trará mais agilidade e mais capacidade técnica para execução de recursos possa ser implementada com rapidez em nossa Vitória da Conquista. Já o superintendente do órgão federal, Harley Nascimento, ressaltou que a chegada do escritório está relacionada à força regional de Vitória da Conquista:

“Aqui, no escritório, atenderemos 127 municípios, desde Jequié ao Extremo Sul da Bahia. Pela pujança do município de Vitória da Conquista, pela bela receptividade que tivemos no município, definimos e decidimos que nosso escritório viesse a ser instalado aqui”, disse.

Durante o encontro, o grupo também discutiu a viabilidade de futuras obras na cidade, que poderão contar com o apoio da Codevasf. Dentre elas, estão a revitalização da Feira do Bairro Brasil e a construção do Museu Casa Glauber Rocha.

A reunião contou com a presença do secretário Chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias; do gerente regional de Infraestrutura da Codevasf, Renato Bittencourt e do assessor do deputado Arthur Maia, Jalmir Nunes.

A 2º Superintendência Regional conta com escritórios de Apoio Técnico em Guanambi e Irecê, com o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, em Xique-Xique (BA) e com uma Unidade Regional Descentralizada em Barreiras, além da sede em Bom Jesus da Lapa.

Área de atuação

A área de atuação da Codevasf abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos Estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, de Sergipe e do Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas dos Estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe.

A Companhia foi criada em 1974, para suceder a Suvale e tem como objetivo promover o desenvolvimento da região utilizando os recursos hídricos com ênfase na irrigação. Principais linhas de negócio da Codevasf, Revitalização de Bacias Hidrográficas, Oferta de Água, Agricultura Irrigada, Inclusão Produtiva e Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Projeto de Intergração do São Francisco (PISF).

As principais linhas de negócio da Codevasf, Revitalização de Bacias Hidrográficas, Oferta de Água, Agricultura Irrigada, Inclusão Produtiva e Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas