20.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Ponte sobre o rio São Francisco ligando Barra a Xique-Xique deve ser inaugurada em outubro

Mais Lidas

A ponte sobre o rio São Francisco que vai ligar os municípios baianos de Barra e Xique Xique está prevista para ocorrer em 120 dias, no dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. O anúncio foi feito pelo vice-governador e  secretário de estadual de Planejamento, João Leão (PP), durante entrevista ao site Bahia Notícias nesta quarta-feira (4).

As obras iniciadas em fevereiro de 2020 já estão 80% concluídas. A execução está sendo feita Concessionária Estrada do Feijão, parceria formada pelas empresas Paviservice e SVC Construções, que irá administrar o sistema viário que inclui à rodovia BA-052, mais conhecida como Estrada do Feijão, que também passa por requalificação.

Segundo Leão, a inauguração deve contar com uma missa celebrada por Dom Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra. O religioso ficou nacionalmente conhecido e 2007, quando fez greve de fome em protesto contra a transposição das águas no Rio São Francisco. “Quando ameaçam o Rio São Francisco, o bispo faz greve de fome. Quando tratam bem, ele celebra”, disse Leão ao site.

A ponte terá 1.014 metros de extensão e 13,55 metros de largura. A estrutura vai substituir a travessia por balsa entre as duas cidades. O investimento total previsto para a construção da ponte é de R$ 133 milhões, com 100% de recursos do Estado.

O sistema viário da Estrada do Feijão terá um total de 548 quilômetros de extensão, dividido em dois trechos. De Feira de Santana a Xique-Xique (BA-052), com 462 km, e de Xique-Xique a Barra (BA-160) com 85 km, mais a ponte e pouco mais de um quilômetro.

A via irá favorecer o escoamento da produção agrícola do Oeste Baiano para outros estados da região Nordeste e para os portos do litoral baiano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas