26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Lixão de Guanambi segue com incêndio há nove dias

Mais Lidas

Um incêndio iniciado no dia 27 de junho no lixão de Guanambi, segue com focos há nove dias. Agentes do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar (1º SGBM) e da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) informaram que havia controlado parcialmente as chamas, no entanto, moradores das proximidades vêm registrando uma imensa nuvem de fumaça.

De acordo com a Smtran, o fogo teve início no lixão e acabou passando para uma propriedade Rural onde queimou mais de 20 hectares de vegetação e cercas. A equipe ainda passou algumas horas fazendo o monitoramento, caso o fogo tomasse outro sentindo e colocasse em risco a vida de pessoas e animais.

No dia seguinte, moradores enviaram fotos para reportagem da Agência Sertão, informando que os focos de incêndio seguiam ativos. Nesta terça-feira (6), a reportagem recebeu novas fotos e informações que as chamas estão ininterruptas, desde o dia 27 de junho.

Perguntada pela reportagem, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Guanambi pontuou que o Corpo de Bombeiros e a Smtran sempre que possível retornam ao local e fazem o trabalho de rescaldo (revirar os resíduos para identificar novos focos). Contudo, os moradores das proximidades destacaram que não estão identificando a presença dos bombeiros e da Smtran há alguns dias.

Além disso, a Ascom reforçou que devido a presença do gás metano esse tipo de incêndio se torna mais complexo para ser controlado.

Assim como em março deste ano, quando ocorreu outro incêndio no local, a reportagem da Agência Sertão recebeu denuncias de catadores de recicláveis circulando na área reservada para o lixão.

A restrição de locomoção de pessoas já é um problema antigo, questionado em outras gestões municipais. Por ser um local público, se torna difícil coibir o acesso e os incêndios, na maioria das vezes, é iniciado por pessoas.

Em janeiro de 2020, atendendo a um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) firmado com o Ministério Público (MP-BA), a Prefeitura de Guanambi passou a controlar a entrada e saída de pessoas do Lixão no município. À época, a gestão municipal utilizou uma placa com a proibição, no entanto, a ação não permaneceu por muito tempo, e os catadores voltaram a ter acesso livre ao local.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas