24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Moradores do bairro Liberdade querem audiência com órgãos para discutir riscos de alagamentos

Mais Lidas

Moradores das ruas localizada às margens do rio Carnaíba de Dentro, no bairro Liberdade, em Guanambi, ficaram apreensivos na última segunda-feira (9) com o risco de alagamento devido ao aumento da vasão no sangradouro da barragem de Ceraíma. Felizmente, o volume de água passou pela localidade dentro do leito do rio, sem causar transtornos.

A barragem de Ceraíma começou a sangrar na madrugada de domingo (8), após uma chuva generalizada sobre as cabeceiras. Na segunda, voltou a chover forte no distrito de Guirapá, em Pindaí, e a água passou a cerca de 30 centímetros acima no nível do vertedor. Foi a primeira vez que as águas do Carnaíba de Dentro foram vertidas de volta para o leito em quase 30 anos.

Por precaução, algumas famílias saíram de suas residências e transportaram seus pertences para casa de parentes e amigos temendo uma possível inundação. A prefeitura disponibilizou caminhões e homens para ajudar no carregamento do móveis e outros objetos.

Passado o susto, os moradores se reuniram nesta quinta-feira (12), em uma convocação feita pelos representantes da associação do bairro. Eles discutiram maneiras de diminuir o risco que eventuais aumentos de vazão causadas por novas chuvas podem causar no bairro.

Uma das deliberações foi para a realização de uma força tarefa para realizar a remoção de vegetação que possa dificultar a passagem da água, como as tabuas que se forma no leito do rio. A prefeitura irá enviar uma equipe com dez homens e equipamentos, como roçadeiras e motosserras para ajudar nos trabalhos.

Outra demanda apresentada e aprovada na reunião foi a solicitação de uma audiência pública com órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codovesf), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Defesa Civil, Câmara Municipal e Prefeitura de Guanambi.

O objetivo é buscar soluções que possam diminuir a sensação de insegurança causada pela possibilidade de novos eventos chuvosos severos na bacia no Carnaíba de Dentro que possam ocasionar em vertimento com vazões muito altas que a caixa do rio não suporte e a água invada ruas e casas.

Os moradores presentes na reunião também manifestaram o desejo de ver investimentos na infraestrutura do bairro, como instalação da coleta de esgoto, sistema de drenagem eficiente e pavimentação, presente na minoria das vias.

Em nota divulgada na terça-feira (10), a Prefeitura de Guanambi informou que já foi realizado o trabalho topográfico e a identificação das regiões que possam ser atingidas em caso de chuvas intensas com vertimento alto da barragem, e que estes moradores serão avisados caso haja novos riscos.

A prefeitura disse também que a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem em alerta e trabalhando em diálogo direto com as autoridades, prontos para agir, quando acionados. Desde a intensificação das chuvas, foi disponibilidade um contato para emergência para relatar danos causados pelos temporais. A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou o número: (77) 99982-9438 (Vivo – WhatsApp)

Previsão

Com a trégua das chuvas, a vazão no sangradouro da barragem de Ceraíma tende a diminuir gradativamente com o passar dos dias e até parar de verter se as chuvas demorarem a voltar. Até o fim de janeiro, os volumes de chuva previstos para a região são pouco expressivos.

A preocupação por risco de alagamentos pode voltar em meados de fevereiro, até março, período no qual as previsões meteorológicas atuais indicam para novos episódios de chuvas expressivas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas