27.4 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Moradores do bairro Liberdade querem audiência com órgãos para discutir riscos de alagamentos

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

Moradores das ruas localizada às margens do rio Carnaíba de Dentro, no bairro Liberdade, em Guanambi, ficaram apreensivos na última segunda-feira (9) com o risco de alagamento devido ao aumento da vasão no sangradouro da barragem de Ceraíma. Felizmente, o volume de água passou pela localidade dentro do leito do rio, sem causar transtornos.

A barragem de Ceraíma começou a sangrar na madrugada de domingo (8), após uma chuva generalizada sobre as cabeceiras. Na segunda, voltou a chover forte no distrito de Guirapá, em Pindaí, e a água passou a cerca de 30 centímetros acima no nível do vertedor. Foi a primeira vez que as águas do Carnaíba de Dentro foram vertidas de volta para o leito em quase 30 anos.

Por precaução, algumas famílias saíram de suas residências e transportaram seus pertences para casa de parentes e amigos temendo uma possível inundação. A prefeitura disponibilizou caminhões e homens para ajudar no carregamento do móveis e outros objetos.

Passado o susto, os moradores se reuniram nesta quinta-feira (12), em uma convocação feita pelos representantes da associação do bairro. Eles discutiram maneiras de diminuir o risco que eventuais aumentos de vazão causadas por novas chuvas podem causar no bairro.

Uma das deliberações foi para a realização de uma força tarefa para realizar a remoção de vegetação que possa dificultar a passagem da água, como as tabuas que se forma no leito do rio. A prefeitura irá enviar uma equipe com dez homens e equipamentos, como roçadeiras e motosserras para ajudar nos trabalhos.

Outra demanda apresentada e aprovada na reunião foi a solicitação de uma audiência pública com órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codovesf), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Defesa Civil, Câmara Municipal e Prefeitura de Guanambi.

O objetivo é buscar soluções que possam diminuir a sensação de insegurança causada pela possibilidade de novos eventos chuvosos severos na bacia no Carnaíba de Dentro que possam ocasionar em vertimento com vazões muito altas que a caixa do rio não suporte e a água invada ruas e casas.

Os moradores presentes na reunião também manifestaram o desejo de ver investimentos na infraestrutura do bairro, como instalação da coleta de esgoto, sistema de drenagem eficiente e pavimentação, presente na minoria das vias.

Em nota divulgada na terça-feira (10), a Prefeitura de Guanambi informou que já foi realizado o trabalho topográfico e a identificação das regiões que possam ser atingidas em caso de chuvas intensas com vertimento alto da barragem, e que estes moradores serão avisados caso haja novos riscos.

A prefeitura disse também que a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem em alerta e trabalhando em diálogo direto com as autoridades, prontos para agir, quando acionados. Desde a intensificação das chuvas, foi disponibilidade um contato para emergência para relatar danos causados pelos temporais. A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou o número: (77) 99982-9438 (Vivo – WhatsApp)

Previsão

Com a trégua das chuvas, a vazão no sangradouro da barragem de Ceraíma tende a diminuir gradativamente com o passar dos dias e até parar de verter se as chuvas demorarem a voltar. Até o fim de janeiro, os volumes de chuva previstos para a região são pouco expressivos.

A preocupação por risco de alagamentos pode voltar em meados de fevereiro, até março, período no qual as previsões meteorológicas atuais indicam para novos episódios de chuvas expressivas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -