23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Hidroelétrica de Sobradinho começa a fechar comportas nesta quinta-feira

Mais Lidas

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou, na última segunda-feira (7), a redução da vazão a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) dos atuais patamares de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 3.500 m³/s, na próxima quinta-feira (10), chegando a 3.000 m³/s no sábado, dia 12.

O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com mais de 83% de seu volume útil e tem previsão de atingir 100% até final de abril, quando encerra o período úmido na Bacia.

Segundo a Chesf, a redução se dá por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido, entre final de abril e início de maio. A vazão de 3.000 m³/s deve permanecer neste patamar até nova avaliação.

Com a diminuição da vazão, o nível do rio vai começar a baixar desde Juazeiro e Petrolina, na divisa da Bahia e Pernambuco, até a foz no Oceano Atlântico, na divisa de Alagoas e Sergipe.

A estatal ressalta que a situação hidrológica da Bacia do São Francisco (e demais bacias onde possui Usinas e reservatórios) é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do Rio, durante o período úmido.

Comportas fechadas em Três Marias

As comportas da Hidroelétrica de Três Marias foram totalmente fechadas nesta quarta-feira (9). A defluência que chegou a 3.000 m³/s foi reduzida para 760 m³/s, com toda a água passando pelas turbinas geradoras de energia elétrica.

Com o fechamento das comportas, o nível do rio segue em rebaixamento à jusante da barragem. No entanto, o pico da cheia provocada pelas chuvas de fevereiro ainda está passando pela região de Bom Jesus da Lapa, o que garante vazões afluentes elevadas no reservatório de Sobradinho pelos próximos dias.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas