18.9 C
Guanambi
14.8 C
Vitória da Conquista

Reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho atingiu 90% da capacidade

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

O reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia, atingiu 90% de sua capacidade nesta quinta-feira (17), conforme dados da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação da usina.

O lago tem cerca de 320 quilômetros de extensão, com uma superfície de espelho d'água de 4.214 quilômetros quadrados e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos. Ele é o décimo maior lago artificial do mundo em espelho d'água e o maior do Brasil.

O aumento do volume de água armazenado ocorre em decorrências das cheias registradas no rio São Francisco ao longo dos últimos três meses. Neste momento, a vazão afluente do reservatório é de 6.230 metros cúbicos por segundo (m³/s), a maior registrada este ano. O volume de água chegando ao reservatório deve começar a diminuir na próxima semana, no entanto, ainda há possibilidades de mais chuvas na bacia.

O processo de controle de cheia do reservatório de Sobradinho foi iniciado no dia 12 de janeiro e no dia 24, a vazão defluente chegou a 4 mil m³/s, permanecendo neste patamar até o dia 10 de março, quando foi iniciada a redução para 3 mil m³/s. Desde então, o volume começou a subir cerca de 0,9% por dia. Até abril, o volume deve alcançar a marca de 100%.

No início do período chuvoso, no final de outubro de 2021, o reservatório estava com 33% de sua capacidade. A trajetória de queda do volume começou com as primeiras chuvas de novembro, e se intensificou no final de dezembro, mantendo altas vazões nos primeiros meses de 2022.

O reservatório da Hidroelétrica de Itaparica, outra usina do Sistema Chesf no rio São Francisco, está com 52% de sua capacidade.

Nem toda a água vertida de Sobradinho virou energia elétrica. Em alguns momentos houve necessidade de diminuir a geração por conta da dificuldade de transmissão por conta da ocupação das linhas com energia produzida em usinas termoelétricas, contratadas para suprir o fornecimento por conta da seca nos reservatórios do Sul e Sudeste do país no ano passado.

A usina tem uma potência instalada de 1,05 milhão de quiloWatts (ou 1 050 megawatts) e conta com 6 máquinas geradoras.

Cheia do rio São Francisco

O nível de água no rio São Francisco no trecho baiano atingiu os maiores níveis em trinta anos. A cheia afetou moradores ribeirinhos e a água do Velho Chico chegou a ameaçar invadir algumas cidades às suas margens. No Norte de Minas, o primeiro pico de cheia ocorreu em janeiro e o segundo no fim de fevereiro.

Desde o início do mês, o vazão de água do rio vem caindo com o fechamento das comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central de Minas Gerais. A vazão que chegou a 3 mil m³/s foi reduzida para pouco mais de 760 m³/s no dia 8 desde mês. Toda a água está passando pelas turbinas geradoras de energia.

Nesta sexta-feira (18), o volume do reservatório chegou a 93,5% e também deve chegar a 100% até o próximo mês.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -