32.7 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

Ronda Maria da Penha de Jequié completa dois anos de serviços à comunidade

Mais Lidas

Criada em março de 2015, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a Operação Ronda Maria da Penha (ORPM) atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela Justiça. Esse serviço, realizado pela Polícia Militar da Bahia, está completando dois anos de atuação na cidade de Jequié, no interior baiano.

Consolidado como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica, nesses dois anos a unidade da ORMP de Jequié já realizou cerca de sete mil abordagens a pessoas.

Liderada pela tenente Patrícia Oliveira, a unidade da “Cidade do Sol” já realizou mais de três mil fiscalizações de medidas protetivas, muitas delas reforçando para o agressor a finalidade da ordem judicial. Atualmente, a ORMP do município, assiste 157 mulheres vítimas de todos os tipos de violência, agressões físicas, verbais, psicológicas e sexuais.

De acordo com a oficial, “alguns homens recebem o ordenamento, mas não acreditam que aquilo possa causar algum problema. Eles não sabem que, além de proteger a mulher vítima das agressões, nós também atuamos como uma unidade fiscalizadora, sempre reforçando que, caso ele descumpra aquele procedimento, ele pode ser conduzido e autuado”.

Desde a implantação da unidade, a cidade de Jequié tem registrado queda no número de feminicídios. Em 2020, foram três casos; em 2021, dois; e, até abril de 2022, nenhum caso havia sido registrado.

 Um dos principais focos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), as ações sociais são aliadas importantes para prevenir a violência contra a mulher na cidade, segundo a tenente Oliveira. “Aqui nós envolvemos todos os públicos em nossas ações. Mulheres, crianças e, principalmente, os homens, fazem parte desse trabalho de conscientização”.

Um dos exemplos, é o projeto ‘Ronda Para Homens’, responsável por debater entre os policiais e os homens da cidade questões relacionadas ao machismo e à masculinidade tóxica.

A unidade ainda conta com ações como o ‘Projeto Por Elas’, ‘Marias Empoderadas’, ‘Projeto Mãe Mulher’, voltados para a assistência e melhoria da autoestima da mulher, além do ‘Cantinho Literário’, ‘Enxoval Solidário’ e ‘Criança Feliz’, para os pequenos da comunidade e filhos das assistidas pela ronda.

A Ronda Maria da Penha está presentes em mais de vinte cidades do interior baiano. Em caso de violência contra a mulher, ligue para 180, de qualquer telefone (fixo ou celular).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas