31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Polícia Militar e SMTran detalham planejamento de segurança e trânsito do São João do Gurutuba

Mais Lidas

Neste domingo (12), a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) divulgaram comunicados distintos detalhando como serão as operações de segurança e de controle do trânsito durante o show de encerramento do Trezenário de Santo Antônio, nesta segunda-feira (13), e do São João do Gurutuba, que vai de terça-feira (14) até domingo (19).

A festa será realizada na Praça do Feijão. Serão realizados 30 shows nos sete noites de eventos. A expectativa é de que o espaço fique lotado na noites dos shows principais, como do cantor Amado Batista, na abertura do São João, e da dupla João Bosco e Vinícius e da banda Calcinha Preta, no encerramento.

A programação completa, com os horários dos shows, também foi divulgada neste domingo pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.

 Trânsito

A SMTran informou que, além do sistema de videomonitoramento das principais vias de acesso ao circuito, Agentes de Trânsito estarão presentes nos pontos estratégicos, auxiliando na fiscalização, orientando e garantindo a segurança dos condutores e transeuntes. Outra equipe composta pelo patrulhamento viário motorizado estará a todo o momento realizando rondas nas ruas do entorno do evento.

O órgão solicita a colaboração dos condutores para que respeite a sinalização local e não fure os bloqueios viários implantados no circuito da festa.

Os bloqueios aos acessos à Praça do Feijão serão iniciados a partir das 18h. Avenidas Santos Dumont e Inês Iara Teixeira (Avenida do INSS) seguirão bloqueadas durante todo o dia até a segunda-feira (20), quando acontecerá a desmontagem das estruturas.

Todos os trabalhadores ambulantes devidamente cadastrados deverão abastecer seus estabelecimentos instalados no circuito da festa das 6h às 19h pontualmente. Após este horário, não será permitido a entrada de nenhum veículo no circuito, com exceção para viaturas, ambulâncias e veículos oficiais devidamente cadastrados.

Estacionamento

A Avenida Inês Iara Teixeira (Av. INSS) estará reservada para o estacionamento da imprensa devidamente identificada, idosos e pessoas com deficiência. O estacionamento para os trabalhadores das barracas que estão afixadas na Praça do Feijão, pertencentes a entidades assistenciais, também será na Av. Inês Iara, mas na via localizada de frente a Secretaria Municipal de Educação. Caso exceda ao limite de vagas na referida avenida, os retardatários deverão estacionar os veículos fora do circuito da festa.

Como de costume, o acesso de artistas, produção do evento e autoridades será pela Rua Maria Quitéria, que direciona aos dois palcos do evento e Praça do Feijão.

Segurança

O 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) informou que irá montar um esquema especial de policiamento durante a realização do evento. De acordo com o comandante, Ten. Cel. Arthur Mascarenhas, o planejamento foi elaborado após o Comando de Operações da Polícia Militar em Salvador disponibilizar recursos extras para reforçar o contingente de policiais que irá trabalhar durante os seis dias de festa.

Serão cerca de 70 policiais atuando diariamente em patrulhas na Praça do Feijão e nas ruas e avenidas adjacentes, além da atuação do policiamento motorizado e motopatrulhamento ostensivo.

De acordo com a PM, o Posto de Comando  na Praça do Feijão terá um Centro de Controle e Vídeo Monitoramento com 12 câmeras que irão captar as imagens durante todo o período da festa e darão suporte para um emprego mais eficiente do policiamento na rua.

Ainda como suporte tecnológico o planejamento da segurança contará com um Drone que irá efetuar o policiamento aéreo nas principais ruas próximas da festa com o objetivo de prevenir furtos e roubos de veículos e transeuntes.

A expectativa do comando do 17º Batalhão é de que todos esses dias de festa transcorram com absoluta segurança, e para tanto conta com o apoio da população para que denuncie atitudes suspeitas, não só na festa, como em toda a cidade que terá o policiamento através de rádio patrulhamento reforçado diariamente.

Ainda em relação à segurança, por meio de um decreto, a Prefeitura de Guanambi determinou a proibição da venda de bebidas e alimentos em recipientes de vidro. A medida visa evitar eventuais acidentes com o objeto cortante quando quebrado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas