21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Redemoinhos gigantes foram registrados em Guanambi nesta segunda-feira

Mais Lidas

Um vídeo gravado na tarde desta segunda-feira (13) registrou dois redemoinhos enormes formados simultaneamente em Guanambi. As imagens foram feitas do alto do morro do bairro Monte Pascoal e flagraram as enormes colunas de poeira formadas em dois locais distintos.

O maior deles foi visto perto de uma pedreira, usada nas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste, próximo à saída para Caetité. Já o segundo estava sobre um loteamento, próximo ao Aeroporto de Guanambi.

A radialista Dayana Rubem foi quem registrou o fenômeno. Ela apresentava seu programa vespertino na Rádio 96 FM, localizada na parte mais alta da cidade, quando percebeu a formação dos redemoinhos.

Este fenômeno tem um nome em inglês, “Dust Devil”, expressão que na tradução literal significa diabo da poeira. No Brasil, além de de redemoinhos, são chamados de rodamoinhos, remoinhos, torvelinhos, redemoinhos-de-poeira, pés-de-vento.

Eles ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão.

Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura. Wikipédia

Os Dust Devils são facilmente confundidos com um tornado, porém, eles somente se formam em dias sem nuvens de chuva, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.

Em outubro de 2015, um Dust Devil causou prejuízos em uma rua do bairro Monte Pascoal, local de onde foi gravados os vídeos desta segunda-feira. Um automóvel e duas motocicletas foram danificados pelos três postes que caíram com a passagem da coluna de poeira. Ninguém se feriu.

Previsão

Os institutos de meteorologia e os modelos meteorológicos estão apontando para uma mudança no tempo a partir desta terça-feira (14). O calor dos últimos dias será substituído por temperaturas mais baixas e ventos mais fortes e constantes.

O frio será efeito do avanço da massa de ar polar sobre o país, que desde o fim de semana tem deixado as temperaturas negativas em algumas cidades serradas no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No restante das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas também estão em declínio.

Quem vai curtir o São João do Gurutuba deve se preparar para suportar o frio da madrugada caso as previsões se confirmem.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas