23.9 C
Guanambi
21 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista inscreve agricultores familiares para o Programa Garantia Safra

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

Os produtores rurais de Vitória da Conquista já podem se inscrever para o Programa Garantia Safra. As inscrições para o projeto, que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro por perdas superiores a 50% da lavoura, vão até 21 de setembro.

Para ter acesso ao programa, é necessário: ser agricultor familiarou seja, possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa atendendo os critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF);possuir renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo; e plantar entre 0,6 e 5 hectares de milho, feijão e/ou mandioca.

As inscrições podem ser feitas, presencialmente, nas sedes dos sindicatos rurais; nos postos avançados de atendimento ao cidadão nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim; ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Vitória da Conquista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário levar a DAP.

Outra forma de inscrever é em reuniões nos povoados e distritos rurais. Nesse caso, o responsável pelo encontro deve entrar em contato com a secretaria, por meio do telefone (77) 3420-7012 para agendar o horário.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Souza, o Garantia Safra deu suporte aos produtores que, no final do ano passado, tiveram perdas nas lavouras de milho, feijão e mandioca devido o grande volume de chuvas. De acordo com o secretário, o Governo Municipal de Vitória da Conquista tem várias ações voltadas para o agricultor familiar, entre elas,  assistência técnica e serviços de aração de terras.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do PRONAF, que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou  excesso hídrico.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, em Vitória da Conquista, a previsão é de que aproximadamente dois mil agricultores recebam o benefício, no valor estimado de R$ 1.200,00.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias