26.9 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Guanambi estão em alerta vermelho do Inmet para baixa umidade do ar

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu três alertas para ocorrência de baixa umidade relativa do ar na região central do Brasil.

O alerta de maior intensidade, de cor vermelha e de classificação como grande perigo, começa a valer a partir das 13h desta quarta-feira (14) e termina no fim da tarde, às 17h. Na Bahia, ele engloba 44 municípios, do Oeste, Vale São Franciscano e Centro-Sul Baiano, cujos principais municípios são Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Também engloba municípios de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal.

Os outros dois alertas, de níveis laranja e amarelo, englobam mais regiões da Bahia e outros estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

alertas inmet baixa umidade 14 de setembro 2022
Três alertas de baixa umidade atingem regiões baianas – Reprodução | Inmet

De acordo com o aviso meteorológico, as condições nestas áreas de alerta vermelho são para umidade relativa do ar abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, irritações no nariz e nos olhos, dores de cabeça e outros malefícios.

Nestas condições, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, principalmente água. Também é aconselhável que se envie atividades físicas mais intensas nos períodos mais secos do dia, além de exposição ao sol. Para amenizar os efeitos do tempo seco também é recomendado o uso de hidratante para pele, umidificação do ambiente e que se evite bebidas diuréticas, como café e álcool.

Pouco antes do meio dia desta quarta-feira, as estações meteorológicas do Inmet já registravam cidades com a umidade relativa do ar em níveis bastante baixos. Em Buritirama, no Vale São Franciscano, o índice já havia caído a 12%. Em Piatã, na Chapada Diamantina, o registro foi de 15%. No fim de semana, estas duas cidades registraram mínima de 7%.

Em Guanambi, onde o nível chegou a 9% no último domingo (11), a umidade ao meio dia era de 15%. Já em Barreiras, a umidade estava em 18% neste horário e em Luís Eduardo Magalhães em 20%. Em Bom Jesus da Lapa, a estação meteorológica do Inmet não está funcionando.

Além do ar seco, as regiões atingidas pelos alertas meteorológicos terão temperaturas bastante elevadas no decorrer da tarde, passado de 35ºC na maioria das áreas centrais do país.

As previsões meteorológicas ainda são bastante tímidas para apontar o início da temporada chuvosa nas regiões da Bahia com regime de chuvas similar ao Sudeste do país, como as áreas produtoras do Oeste da Bahia, e toda a faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo.

Veja os alertas

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas