30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Prefeitura realizou ação educativa com ciclistas em Vitória da Conquista nesta quinta

Mais Lidas

APrefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), promoveu uma ação educativa para ciclistas, nesta quinta-feira (15). A atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece a partir da próxima segunda-feira (19).

O gerente municipal de Educação para o Trânsito, Wendell Ferraz, e o servidor Carlos Cleiton, dialogaram com os ciclistas na Avenida Paraná, no cruzamento com a Avenida Frei Benjamim, e na entrada para o antigo aeroporto. O objetivo foi orientar sobre o que eles podem fazer para se protegerem dos perigos no trânsito.

As orientações são para que os ciclistas se tornem mais visíveis para os motoristas, com roupas claras, quando forem pedalar em horários noturnos, além de equipar as bicicletas com adesivos refletivos. Esses itens, que emitem reflexos à noite, devem ser afixados nas partes mais visíveis das bicicletas, como o quadro, o garfo, os guidões e os aros.

Outra orientação foi para que o ciclista, quando estiver pedalando por ciclovias ou ciclofaixas, fique dentro dos limites dessas demarcações, que são exclusivas para quem tem a bicicleta como principal meio de transporte.

“O maior deve respeitar o menor. Então, os motoristas, de carro ou de ônibus, e os motociclistas, precisam respeitar os ciclistas. Mas existem alguns que não têm esse respeito”, observou Wendell. “Então, é preciso que eles tenham cuidado redobrado. Orientamos para que não andem em velocidade maior, não passem na frente dos carros, para evitar acidentes e garantir que eles sejam preservados no caminho para casa”, acrescentou o gerente.

Para ilustrar as orientações, a Semob utilizou o “respeitômetro” – uma seta com extensão de 1,5 metro, para mostrar a distância exata que os automóveis devem manter em relação aos ciclistas quando estão no trânsito.

Questionada sobre o respeito dos veículos à distância mínima, a empregada doméstica Selma Souza, 32 anos, disse que os ônibus do transporte coletivo costumam mantê-la. E observou que, quando circula por vias de tráfego mais intenso, como a Frei Benjamim, não se sente segura, devido à impaciência de alguns condutores. “Às vezes, até na faixa de pedestres eu tenho medo de passar e acontecer alguma coisa”, disse.

A ciclista considerou bem-vinda a ação educativa organizada pela Semob. “Serve para nos passar conhecimentos e também para chamar a atenção de todos”, afirmou Selma, que pedala diariamente pelas avenidas Paraná e Frei Benjamim, já que ambas estão no caminho entre sua casa, no bairro Campinhos, e o condomínio onde trabalha, no bairro Brasil.

A quantidade de ciclistas nas vias públicas de Vitória da Conquista, principalmente naquelas que têm ciclovias e ciclofaixas, é grande nos finais de tarde. A maioria deles está retornando do trabalho ou da escola.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas