31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Ainda sem confirmação na Bahia, debates do segundo turno começam nesta semana

Mais Lidas

Anúncio

Os candidatos à Presidência da República têm cinco debates, em cadeia nacional, que estão previstos para esse segundo turno das eleições. Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luís Inácio Lula da Silva (PT) vão participar em, pelo menos, dois deles. Já na Bahia, ainda não há confirmação da presença de um dos candidatos.

Os dois presidenciáveis confirmaram que irão comparecer aos eventos promovidos pela TV Bandeirantes e pela TV Globo, em 16 e 27 de outubro, respectivamente.

O candidato do PL, também, indicou que deve participar de outros dois encontros, no SBT e na Record. Pelas regras divulgados por essas emissoras, caso um dos candidatos não compareça, o outro será entrevistado sobre temas previamente escolhidos.

Além do pleito nacional, outros doze estados irão realizar eleições para o cargo de governador: Alagoas, Amazonas, Bahia Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Os debates para os cargos a governador terão início nesta segunda-feira (10). Na Bahia, não há confirmação da realização do evento, que seria promovido pela TV Bandeirantes.

Em suas redes sociais, a Band divulgou a confirmação dos debates apenas nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com o jornal Correio, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), não deve comparecer aos debates do segundo turno. O seu oponente, ACM Neto (União), teria confirmado presença. O candidato do União Brasil recebeu críticas dos advesários, por participar de apenas um debate no primeiro turno.

Estariam previstos, ao menos, cinco debates dos candidatos a governador do Estado: na BandBahia; na TV Aratu, afiliada do STB; na  Record TV Itapoan; na Rádio Sociedade e na TV Bahia, afiada da TV Globo.

O debate deveria proporcionar aos candidatos a chance de comunicarem suas propostas e discuti-las com o oponente. Além disso, ele deveria ajudar a dar alguma noção das pessoas que estão na disputa, e como elas interagem e improvisam sob pressão. Se as previsões se confirmarem, os baianos só terão a oportunidade de realizar essa avaliação dos candidatos à Presidência da República.

Confira a programação para os Debates a Presidente no segundo turno:

  • 16 de outubro (domingo), às 22h: Band, Folha, UOL e TV Cultura;
  • 17 de outubro (segunda-feira): Rede TV e Metrópoles;
  • 21 de outubro (sábado): CNN Brasil, SBT, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM;
  • 23 de outubro (domingo): Record TV;
  • 28 de outubro sexta-feira): TV Globo.

O debate eleitoral deve ser marcado pelo cumprimento estrito das regras da Justiça Eleitoral. Por esse motivo, a formatação do debate em si é previamente acordada entre as partes e deve ser absolutamente mantida durante a sua realização.

O segundo turno das Eleições 2022 acontece no próximo dia 30 de outubro e estarão em disputa a Presidência da República e o Governo dos doze estados onde essa disputa ainda está em aberto.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas