23 C
Guanambi
16.1 C
Vitória da Conquista

Semana deve começar com chuvas nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista, Salvador pode ter temporais

Mais Lidas

A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) desta temporada chuvosa está praticamente formada. Deve voltar a chover em boa parte da Bahia a partir deste domingo (23). A previsão do tempo está apontando para o fim da estiagem agrícola em boa parte do Estado

A chuva deve interromper também a temporada de incêndios florestais que atingem áreas em todo o interior do estado e destrói áreas de vegetação, afetando também a fauna.

No Oeste e Centro-Sul Baiano, onde o predomínio de chuvas ocorre entre a primavera e o verão, a estiagem agrícola já dura em média 180 dias, com algumas exceções em localidades onde ocorreram temporais no início da estação.

As previsões informadas pelos institutos e pelos modelos meteorológicos neste sábado (22) apontam que deve chover entre 40 mm e 70 mm em Barreiras, cidade do Oeste Baiano, até o fim de outubro.

Já em Guanambi, no Centro Sul, os volumes esperados variam entre 30 mm e 65 mm para o mesmo período. Neste domingo, depois de muitos dias de céu limpo e sol intenso, o dia ficou praticamente todo nublado.

Em Vitória da Conquista, também no Centro Sul, embora o inverno seja bastante úmido, com muita garoa durante algumas semanas, ainda não choveu o suficiente para por fim à seca, realidade observada principalmente na zona rural do município. Na região também são esperadas chuvas acima de 50 mm no decorrer da semana.

Na Capital Salvador, os volumes acumulados até meados da semana podem superar os 120 mm, com previsão de chuvas o dia todo e temporais principalmente na quarta-feira (26).

Algumas localidades perderão registrar volumes mais elevados de chuva

As previsões apontam também que deve chover em praticamente todo o país, com menores volumes no sul do Rio Grande do Sul e na faixa litorânea que vai de Natal/RN a São Luís/MA.

Veja a previsão completa para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas