31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Nova espécie de bromélia encontrada em Vitória da Conquista é descrita em artigo de jornal científico

Mais Lidas

Anúncio

Os autores de um novo artigo científico descreveram a Hohenbergia ymboreorum, uma nova espécie de Bromeliaceae de flor verde, nativa do estado da Bahia. A nova espécie foi encontrada crescendo no município de Vitória da Conquista em uma área de transição entre Mata Atlântica e vegetação de Caatinga.

Esta planta está morfologicamente relacionada com H. minor e H. augusta, mas pode ser facilmente distinguida pelo indumento da inflorescência esparsa branco-laminada, folhas mais longas e estreitas, flores menores, com brácteas florais marrom-douradas que não escondem as sépalas, e as pétalas eretas.

Hohenbergia é um gênero de plantas pertencentes à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae, encontradas no Brasil, Venezuela e Pequenas Antilhas. Foi nomeado em homenagem a Hohenberg, Príncipe de Württemberg e patrono da botânica na Alemanha.

No artigo, publicado no dia 7 de outubro de 2022, também são discutidos o estado de conservação e fenologia, e é fornecida uma tabela para comparação morfológica com os táxons semelhantes.

Os autores da descoberta são Brayan Paiva Cavalcante, da Universidade de São Paulo (USP), Lidyanne Yuriko Saleme Aona, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais, e Everton Hilo de Souza, Professor Visitante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

Via biologo.com.br

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas