21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Banhistas foram mordidos por piranhas em praia do Rio São Francisco

Mais Lidas

Dois banhistas ficaram feridos na tarde deste sábado (19) no trecho do rio São Francisco da cidade de Pão de Açúcar, em Alagoas, na divisa com Sergipe.

De acordo com o G1 AL, eles foram mordidos por pirambebas, peixe carnívoro também conhecido como piranha branca. O ataque aconteceu na praia da Bomba.

Um dos banhistas foi mordido no pé esquerdo. Ele recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros e não precisou ir ao hospital. Já a outra vítima foi atacada nos dois pés e precisou ser levada à unidade de emergência da cidade.

Comparadas às piranhas mais comuns, as pirambebas tem uma mordedura menor, no entanto, com o mesmo poder de causar ferimentos graves por conta dos dentes extremamente afiados.

Rio São Francisco próximo à praia do Bomba e Morro do Cristo ao fundo na Cidade de Pão de Açúcar:

Alta concentração de peixes predadores

Durante a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, realizada de 3 a 12 de novembro, com 66 pesquisadores de todo o Brasil, um dos principais temas pesquisados foi a situação dos peixes do Velho Chico nesta região.

Nos mais de 250 quilômetros percorridos, passando pelas cidades alagoanas de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu e pelos municípios sergipanos de Gararu, Propriá e Brejo Grande, os engenheiros de pesca coletaram peixes e constataram que espécies carnívoras como as pirambebas, piranhas e tucunarés são predominantes no trecho

A expedição comandada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) chegou à conclusão que de cada 10 peixes capturados nas redes, 8 são destas espécies predadoras.

A pirambeba, além de comer os peixes jovens, estraga as redes dos pescadores e não tem valor comercial, prejudicando a renda da atividade. Espécies como surubim, tubarana e dourado estão cada vez mais difíceis de serem encontradas no baixo São Francisco.

Assista a reportagem sobre a expedição exibida no Jornal Hoje da TV Globo:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas