27.4 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Policiais militares salvaram bebê engasgado com leite materno

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

Uma recém-nascida de 8 dias foi salva por policiais militares da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM,) na sede da unidade, localizada no bairro de São Cristóvão, na capital baiana. A ação foi realizada na noite do último sábado (19).

Os pais da criança engasgada solicitaram apoio de urgência na sede da unidade, ao perceberem que a bebê estava engasgada.

Um policial militar (PM), ao constatar que a criança havia broncoaspirado leite materno e que estava com muita dificuldade para respirar, realizou prontamente a manobra de Heimlich, usada para desobstruir vias aéreas, e em seguida o bebê voltou a respirar.

Os PMs encaminharam com brevidade a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão, onde recebeu avaliação médica. Os pais ficaram extremamente agradecidos pelo apoio recebido dos policiais militares.

Manobra de Heimlich
Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde, esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

A manobra de Heimlich em crianças menores de 1 ano deve ser feita colocando o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias