23.2 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Guanambi registrou maior temperatura de 2023 nesta segunda-feira

Mais Lidas

Continua fazendo muito calor em Guanambi. Nesta segunda-feira (6), os termômetros marcaram 36,2ºC, a maior temperatura registrada em 2023 na cidade. Os dados são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

Além do calor escaldante durante todo o dia, com pico no meio da tarde, as temperaturas continuaram altas na cidade e só caíram abaixo dos 30ºC no fim da noite. A mínima pela manhã foi de 23ºC  e a marca já estava em 30ºC ainda antes do meio dia.

Desde o fim de janeiro, além de não chover de forma significativa, as temperaturas máximas tem rondado a casa dos 35ºC, medida acima do normal para esta época do ano. Neste domingo (5), o termômetro já havia superado esta marca, com termômetro marcado máxima de 35,3ºC, o que não ocorria desde o dia 29 de outubro do ano passado.

Enquanto os meses de novembro, dezembro e janeiro foram de chuvas mais regulares em parte da região, o mês de fevereiro foi um dos mais quentes já registrados pelo Inmet na cidade. Além disso, não chove desde a última semana de janeiro. Com a chegada de março, o calor ficou ainda mais intenso e a umidade relativa do ar tem estado abaixo dos 30% nas horas mais secas do dia.

Previsões

Os institutos de meteorologia apontam que o calor deve ficar ainda mais intenso com o avançar da semana. A boa notícia é que as chuvas já começam a surgir no radar das previsões, com possibilidade de ocorrerem a partir da próxima quarta-feira (15). No entanto, os prognósticos ainda não apontam para possibilidade de volumes muito expressivos.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Verão com calor de primavera

Ao contrário do que muita gente pensa, a posição geográfica da cidade de Guanambi e as condições climáticas favorecem a ocorrência de temperaturas mais altas na primavera e não no verão. Geralmente, as maiores temperaturas são registradas entre os meses de outubro e novembro.

Os dados da estação meteorológica, coletados desde 2008, mostram que a temperatura só superou os 40ºC duas vezes na cidade. A primeira foi em 2015, no dia 13 de novembro, quando o termômetro alcançou 40,6ºC. A segunda vez foi no dia 8 de outubro de 2020, quando o registro foi de 40,2ºC.

Também é na primavera que o ar fica mais seco, com registros de até 9% de umidade relativa em algumas ocasiões.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas