23 C
Guanambi
16.1 C
Vitória da Conquista

Projeto de desenvolvimento rural prioriza a participação de mulheres em Pindaí e Pintadas

Mais Lidas

A inclusão produtiva de mulheres no meio rural é um dos pilares das ações executadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Cerca de 50% do público beneficiado pelos projetos é feminino e elas se destacam na participação de associações e cooperativas da agricultura familiar, seja na produção de alimentos ou na gestão dos empreendimentos.

Por meio do projeto Bahia Produtiva, por exemplo, dos 170.819 mil beneficiários (as) mais de 46% são mulheres, totalizando 79.470 mulheres beneficiárias com ações em diversos sistemas produtivos. Além disso, dos 1.207 empreendimentos atendidos com investimentos que vão desde o fortalecimento da base de produção, construção de agroindústrias, até Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), 40% tem mulheres à frente da gestão.

É o caso da Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão), localizada no município de Pintadas, no território do Sisal, que recebeu investimentos, via projeto Bahia Produtiva, na agroindústria de beneficiamento de frutas e em um projeto de recuperação de áreas degradadas. A cooperativa tem como presidente Valdirene Santos. Lá são 296 cooperados (as), sendo 135 mulheres. Para a gestora, projetos como o Bahia Produtiva priorizam a inclusão de mulheres e fortalecem políticas públicas voltadas para elas, além de fortalecer a estrutura econômica da família. “Na maioria das propriedades quem está à frente da produção e quem executa são as mulheres”.

Segundo Valdirene, as propriedades que têm à frente mulheres executando projetos têm resultados fantásticos, com unidades avançadas fortalecendo a agricultura familiar, produzindo com qualidade e de uma forma estruturante que garante a sustentabilidade. “O projeto de agrofloresta, de recuperação de áreas degradadas, desenvolvido com tecnologias de baixa emissão de carbono, possui 55 famílias, sendo 50% de mulheres à frente. Vemos o resultado na prática, com mulheres que alimentam e fornecem alimentos, tanto para o mercado público quanto privado, e levam melhoria significativa para a renda familiar”.

No território Sertão Produtivo, as 45 mulheres que fazem parte da Associação dos Pequenos Produtores do Barreiro, com sede na zona rural de Pindaí, também celebram conquistas. Com as intervenções do Bahia Produtiva, a produção de bolos e biscoitos, que já era comercializada em feiras e mercados da região, foi incrementada, gerando renda para todo o grupo.

Para a tesoureira da associação, Azenida Duarte, a inclusão de mulheres pelo Bahia Produtiva é um grande avanço. “Nós mulheres da agricultura familiar temos potencial de crescer cada vez mais e, com esse apoio, tivemos muito conhecimento para ter e gerir o nosso próprio negócio, cuidando da nossa família e ajudando no sustento dela”.

O Bahia Produtiva é projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas