26.8 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Agricultores acumulam prejuízos com estiagem prolongada na Região de Guanambi

Mais Lidas

Os agricultores da região de Guanambi já estão sofrendo prejuízos decorrentes da escassez de chuvas, mesmo antes do período em que essa situação é mais comum de ocorrer. Com mais de sessenta dias sem chuvas expressivas, o solo já perdeu toda a umidade, e a vegetação apresenta aspecto de seca.

Em algumas regiões, como no distrito de Pilões, no município de Candiba, os volumes de chuva acumulados desde outubro não passam de 450 mm, o que é muito baixo em comparação com a média histórica, que fica em torno de 700 mm. Além da falta de chuvas, as temperaturas têm se elevado frequentemente à casa dos 35ºC, castigando ainda mais a vegetação.

Essas condições têm afetado as atividades agrícolas, principalmente a pecuária. Em alguns lugares, até a dessedentação animal já enfrenta dificuldades, sendo necessário o uso de água de poços artesianos ou cacimbas para suprir o consumo, aumentando os custos com manejo. Além disso, muitas lagoas e açudes que deveriam ter armazenado volumes maiores de água estão com os níveis bem abaixo do esperado.

O cenário de fim do período chuvoso, com pouca possibilidade de reversão do quadro de seca no mês de abril, afeta a comercialização da arroba bovina, que já chega a R$ 200 em algumas localidades. Sem perspectivas de pastagens para atravessar o outono e o inverno, muitos criadores estão tentando vender seus rebanhos, provocando uma queda acentuada no preço. Há pouco mais de um ano, o preço superou R$ 300, o que indica uma desvalorização superior a 30%.

Quem planta culturas como o sorgo para alimentar o gado teve bons resultados de colheita e silos cheios, desde que tenha antecipado o plantio para outubro ou início de novembro. Isso porque as chuvas foram mais regulares até o fim de janeiro, tempo suficiente para o desenvolvimento das lavouras. Já quem atrasou o plantio sofreu perdas consideráveis.

Previsões indicam a possibilidade de ocorrência de novas chuvas a partir da segunda semana de abril. No entanto, os volumes esperados não são superiores a 30 mm, e alguns modelos meteorológicos apontam que pode nem chover na região até o fim da primeira quinzena.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Muitos temporais em Guanambi

Na cidade de Guanambi, o fim da primavera e início do verão foi marcado por muitos temporais. O pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro da cidade, registrou precipitação acumulada de 829 milímetros até 27 de janeiro, quando choveu pela última vez.

Apesar da situação de estiagem ser a mesma, a diferença no acumulado é bastante expressiva em relação a áreas da própria zona rural do município, que tiveram volumes acumulados menores antes de parar de chover.

Barragens

A falta de chuvas afetou o nível das barragens de Ceraíma e Poço do Magro. No fim de janeiro, os volumes totais eram de 82,5% e 83,2%. Nesta sexta-feira (31), os volumes são de 75,3% e 76% respectivamente.

Juntas elas armazenam 65,2 milhões de metros cúbicos (m³) de água, 10 milhões a menos do que tinha após a última chuva generalizada na região.

Os dados foram disponibilizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf), responsável pela gestão dos reservatórios.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas