21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Após acordo judicial, Uneb vai anular provas e eliminar candidatos irregulares do concurso para professores

Mais Lidas

O Ministério Público estadual (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Rita Tourinho, informou que firmou nesta quarta-feira (31), um acordo judicial com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que prevê a aplicação de medidas contra fraudes identificadas no concurso para vagas de professor auxiliar nível A, realizado em junho de 2022 e suspenso pela Justiça a pedido do MP em agosto do ano passado.

O MP-BA informou também que o acordo foi firmado dentro do processo da ação civil pública ajuizada pelo MP, no qual foi pedida a suspensão liminar do certame. Segundo o documento, a Uneb se comprometeu a anular as provas que trouxeram identificação pessoal por sinalização dos candidatos por nome ou rubrica nas folhas de respostas e eliminar os candidatos nelas identificados.

O acordo prevê ainda prazo de 90 dias para realização de novo processo seletivo quanto às especialidades que tiveram as provas anuladas e estabelece cláusulas que visam evitar fraude em futuros concursos da Universidade.

A Uneb se comprometeu a estabelecer que a fase de provas de títulos conste como última etapa dos próximos processos seletivos e avaliar separadamente a fase de apresentação de memoriais e aulas públicas, com divulgação das notas individualizadas.

A instituição de ensino se comprometeu ainda a estabelecer políticas internas para a criação de plataformas tecnológicas de comunicação entre a organizadora dos processos seletivos e concursais e os candidatos, visando a disponibilização do Barema de Avaliação e Espelho de Prova; e deverá encaminhar à primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, Intolerância Religiosa, Defesa dos Quilombolas e Cotas Raciais as informações referentes ao procedimento de heteroidentificação fenotípica, para adoção de providências cabíveis a cada caso.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas