Os efeitos do El Niño já são bastante perceptíveis no inverno atípico de Vitória da Conquista, com registros de temperaturas mais altas do que normalmente ocorre nesta época do ano na cidade, cujos habitantes apelidaram de “Suíça Baiana”, por causa do clima bem diferente das demais regiões do estado.
Este ano, o frio ainda não veio acompanhado da garoa típica da altitude de quase mil metros do Planalto da Conquista. Os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que choveu apenas 0,2 mm no mês de junho e 0,8 mm no mês de julho até o momento.
Conforme os dados, coletados nos equipamentos instalados no Campus da Uesb, normalmente são registrados de 15 a 40 mm, muito bem distribuídos durante o mês de junho. Além disso, as mínimas tem ficado constantemente acima dos 15ºC e as máximas superaram os 30ºC na última sexta-feira (14), com umidade do ar na casa de 30%.
No entanto, a partir do próximo fim de semana, a estação ficará mais úmida na cidade. No fim da noite desta segunda-feira (19), os modelos meteorológicos indicavam possibilidade de acumulado entre 10 e 18 mm entre sexta-feira (21) e quarta-feira (26), com maiores volumes no fim de semana.
No mesmo período, deve chover de forma significativa no litoral baiano, com possibilidade de volumes acumulados de até 100 mm em algumas localidades no período de dez dias. Parte dessa umidade deve avançar pelo interior do estado, podendo levar alguma chuva para toda as cidades do leste do estado.
Antes de voltar a chover, entre esta terça-feira (18) e quinta-feira (20), as temperaturas devem voltar a cair na cidade, depois de alguns dias com temperaturas mais elevadas do que o usual. São previstas mínimas na casa de 12ºC.