34.9 C
Guanambi
26.4 C
Vitória da Conquista

Alerta vermelho de onda de calor atinge Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piauí até segunda-feira

Mais Lidas

Na manhã desta sexta-feira (25), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Alertas de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, para onda de calor até a próxima segunda-feira (28), atingindo 264 cidades da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Tocantins.

O calor excessivo, de 5ºC acima da média por um período de cinco dias, pode causar hipertermia e risco de morte.

Além do alerta vermelho de calor, também foi emitido um alerta laranja de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 15%, e outros alertas amarelos com maior abrangência pelo mesmo motivo.

Em muitas localidades, principalmente do Piauí, Maranhão e Mato Grosso, as temperaturas passaram de 40ºC nos últimos dias. De acordo com os dados do Inmet, a maior máxima do mês foi registrada no último domingo (20), na cidade de Turiaçu, quando o registro foi de 43.3ºC.

Veja o alerta vermelho

Veja o alerta laranja

Calor na Bahia

Na Bahia, as maiores temperaturas desta sexta-feira foram registradas em Ibotirama (38,7), Formosa do Rio Preto (38,5ºC), Bom Jesus da Lapa e Santa Rita de Cássia (37,9º), e em Barreiras, Barra e Correntina, (37,3ºC).

Em Guanambi, na Bahia, a máxima desta sexta-feira foi de 37,1ºC, a maior do ano até o momento.

Desde o início da onda de calor, a maior máxima foi de 39,7ºC, registrada na última terça-feira (22), em Formosa do Rio Preto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas