31.7 C
Guanambi
23.2 C
Vitória da Conquista

Bahia tem 109 municípios com alertas amarelo e laranja por baixa umidade do ar e vendaval

Mais Lidas

Dois alertas meteorológicos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por conta das condições de baixa umidade. Eles incluem 109 municípios da Bahia, abrangendo toda metade oeste do estado. Também foi emitido um alerta englobando todo o Centro-Norte para possibilidade de vendavais com rajadas de 40 a 60 km/h.

O alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, estima umidade relativa do ar entre 20 e 30%. Já o alerta laranja, de perigo, indica a possibilidade do índice variar entre 12 e 20%. Ele é válido par 41 municípios do Extremo Oeste Baiano. e engloba também áreas do Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando 847 municípios.

Os dois alertas foram iniciados às 10h desta terça-feira (19). O laranja vale até as 19h e o amarelo se encerra às 22h. É provável que eles sejam renovados nos próximos dias devido à imensa massa de ar seco sobre o país.

As condições previstas para as áreas em pode trazer risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para diminuir os efeitos das condições severas, recomenda-se o consumo de bastante líquido, principalmente água, e que se evite o desgaste físico nas horas mais secas. A exposição ao sol nas horas mais quentes do dia também devem ser evitadas.

Veja o alerta amarelo (vendaval)

Veja o alerta Amarelo

Veja o alerta Laranja

Onda de Calor

Entre outros alertas emitidos pelo país, continua ativo até a próxima sexta-feira (22) o alerta laranja para onda de calor. Boa parte do país enfrentará temperaturas elevadas nos próximos dias, com possibilidade de quebra de registros históricos em muitas localidades.

Por enquanto, o alerta vale 1.338 cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul e partes do Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. Nestes locais, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média por período de três e cinco dias.

Veja o alerta laranja de onda de calor

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas