32.1 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

Institutos oficiais indicam possibilidade de temperaturas de até 42ºC na região de Guanambi nesta semana

Mais Lidas

A onda de calor que atinge o Brasil desde o início da última semana parece ter chegado forte na Bahia, principalmente na metade oeste do estado, que será mais afetada pela elevação das temperaturas.

Os órgãos oficiais meteorológicos brasileiros, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam que os próximos dias serão de calor intenso e constante em muitas localidades, incluindo a região de Guanambi. Além disso, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos, podendo cair abaixo de 10% em alguns momentos.

A previsão mais atualizada do Inpe aponta que a máxima pode chegar os 38ºC na cidade já neste domingo (24) e seguir subindo no decorrer da semana, com ápice na quinta-feira (28) e possibilidade de registros de 41ºC. Já o Inmet aponta para máximas temperaturas um pouco mais amenas, com pico de 40ºC, também na quinta-feira.

Caso as previsões do Inpe se confirmem, Guanambi pode registrar a maior temperatura com medição oficial do Inmet. Em cerca de 15 anos de medições, a maior temperatura foi de 40,6ºC, medida no dia 13 de novembro de 2015.

Em todos estes anos, além deste registro histórico, as temperaturas só superaram os 40ºC na cidade duas vezes. Durante a onda de calor de outubro de 2020, a estação registrou 40,2ºC no dia 8 e 40,1ºC no dia 9.

A máxima deste domingo foi de 37,7ºC.

Cidades ribeirinhas do Rio São Francisco

As previsões indicam que as cidades ribeirinhas do Rio São Francisco deve observar as maiores temperaturas nos próximos dias. Em Carinhanha, as previsões do Inpe indicam que as máximas devem persistir acima dos 40ºC ao longo de toda a semana, podendo chegar a 41ºC por quatro dias consecutivos.

Já o Inmet aponta máxima de 41ºC na quinta-feira, e abaixo dos 40ºC nos dias anteriores.

Bom Jesus da Lapa, que de acordo com a divisão territorial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz parte da Região Intermediária de Guanambi, deve registrar as maiores temperaturas da região.

Tanto o Inpe quanto o Inmet apontam para possibilidade de máximas de até 42ºC na cidade. Assim como em Carinhanha, o Inpe prevê temperaturas mais altas ao longo da semana e o Inmet um pouco mais baixas.

A maior temperatura oficialmente registrada em Bom Jesus da Lapa é de 41,7ºC, no dia 22 de outubro de 2015. As medições são feitas por uma estação meteorológica automática do Inmet na cidade desde 2007. Neste domingo, a máxima foi de 40,2ºC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas