24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Ifba realiza sorteio para 2,4 mil vagas em cursos técnicos

Mais Lidas

Será realizado nesta quarta-feira (18), a partir da 18h, sorteio eletrônico de 2.420 vagas para ingresso em cursos subsequente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) no ano letivo de 2024. A vagas serão para curso técnicos de nível médio em 16 campi, localizados em diferentes cidades baianas, e serão disputadas por 13.306 candidatos inscritos na seleção.

De acordo com informações do Ifba, o evento acontecerá na Reitoria do Instituto, no bairro do Canela, em Salvador, e terá transmissão ao vivo pelo canal da TV Ifba no Youtube. O processo para ingresso nos cursos técnicos subsequentes é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

O evento na Reitoria do Ifba será aberto pela reitora, Luzia Mota, e contará com a presença do pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, e das chefes do Departamento de Seleção de Estudantes, Isabelle Priscila Lima, e do Departamento de Sistemas de Informação, Monique Dantas.

Além de transmissão em tempo real pela internet, o evento do sorteio público feito de forma eletrônica poderá ser acompanhado por estudantes inscritos no processo seletivo, que quiserem assistir à realização do sorteio presencialmente nos campi para os quais se inscreveram. “Os espaços físicos têm uma capacidade limitada, evidentemente, mas os candidatos que se propuserem a assistir ao sorteio serão muito bem-vindos”, afirma a chefe do Departamento de Seleção de Estudantes do Ifba, Isabelle Priscila Lima. Ela ressalta que a presença de candidatos inscritos não é obrigatória e enfatiza que, além de ser transmitido pela internet, a íntegra do vídeo do sorteio ficará disponível no canal da TV Ifba no Youtube.

Como funciona o sorteio

Desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Sistema de Gestor de Concursos (SGC) é utilizado por instituições da rede federal de educação para várias funcionalidades, inclusive para a seleção de estudantes. O SGC é auditável e transparente. Tutoriais para uso e configurações do sistema estão disponíveis no site do IFRN.

As inscrições dos candidatos são importadas para o SGC, a partir do sistema de inscrições do Ingresso 2024 do Ifba. O sistema atribui pontuações aleatórias a cada inscrição e, quando o sorteio é realizado, as inscrições são apresentadas em uma lista de classificação geral das inscrições, que será exibida em tela durante o sorteio e divulgada posteriormente pelo Ifba na página do processo seletivo (ingresso.ifba.edu.br).

Após a geração da lista, o Departamento de Seleção do Ifba distribuirá as vagas de acordo com os percentuais de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas negras e indígenas, com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, como determina a Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, além da reserva de vagas para pessoas quilombolas.

De acordo com o cronograma do edital da seleção para o ingresso em 2024 nos cursos subsequentes, o resultado definitivo do sorteio de vagas e a chamada de convocação dos(as) classificados(as) para bancas de aferição do direito à matrícula nas vagas serão divulgados no dia 9 de novembro de 2023.

Cursos técnicos integrados: Prova será dia 29

Neste ano, o Ifba está ofertando mais de 5800 vagas distribuídas por 22 cidades baianas que contam com campi do Instituto. Destas, 2420 são para cursos subsequentes e mais de 3380 vagas são para os cursos técnicos integrados, destinados a estudantes que, até a data da sua matrícula no Ifba, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano).

A seleção para ingresso nos cursos integrados será feita por meio de prova a ser realizada no próximo dia 29 de outubro, conforme Edital 2024 para Ingresso de Estudantes – Cursos Integrados, disponível em ingresso.ifba.edu.br.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas