22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Temperaturas passaram de 40ºC em cidades da Bahia neste domingo

Mais Lidas

Anúncio

Duas cidades baianas com medições meteorológicas oficiais registraram temperaturas máximas de mais de 40ºC neste domingo (12). Desde quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a atuação de mais uma onde de calor no país.

As previsões indicam que as temperaturas seguirão elevadas em boa parte do estado pelos pelo menos até a próxima segunda-feira (20), com possibilidade de registros de até 42ºC em algumas localidades. A partir desta data, alguns modelos indicam que pode chover nas regiões mais afetadas pelo calor, no entanto, as precipitações podem ocorrer novamente de forma regular.

As maiores máximas foram registradas em Santa Rita de Cássia, e Formosa do Rio Preto, ambas no Extremo-Oeste do estado. Na primeira a temperatura chegou a 40,3ºC e na segunda a 40,2ºC. Os dados são das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Veja também: Inmet ampliou alerta vermelho da onda de calor para 116 municípios da Bahia

Em outras cidades os termômetros quase bateram os 40ºC, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, às margens do rio São Francisco, com 39,8ºC. Correntina registrou 39ºC, enquanto Barra e Barreiras registraram 38,8ºC.

Em Guanambi, a estação meteorológica automática do Inmet, instalada no aeroporto, deixou de registrar dados há quase um mês após apresentar uma pane. Os problemas também afetam estações de outras cidades, que deixam de registrar alguns dados ao longo do dia.

Em Espinosa, no Norte de Minas, cidade mais próxima com medição oficial, distante 90 quilômetros, a máxima foi de 39,4ºC.

A maior temperatura registrada na Bahia este ano foi de 41,6ºC, na cidade de Bom Jesus da Lapa no dia 26 de setembro. Já Formosa do Rio Preto registrou 41,4ºC no dia 15 do mesmo mÊs, ainda antes do fim do inverno.

Maiores temperaturas registradas na Bahia neste domingo (Inmet)

  • Santa Rita de Cássia – 40,3ºC
  • Formosa do Rio Preto – 40,2ºC
  • Bom Jesus da Lapa – 39,8ºC
  • Ibotirama – 39,8ºC
  • Correntina – 39ºC
  • Barra – 38,8ºC
  • Barreiras – 38,8ºC
  • Brumado – 38,2ºC

Nas cidades do Vale do São Francisco no Norte de Minas Gerais também foram registradas temperaturas bastante elevadas, como em Unaí, com 41,6º C, e São Romão, com 41,4ºC. Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha também registro 41,6ºC.

Veja a previsão para os próximos dias

 

 

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas