25.7 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Com até 41ºC, cidades baianas voltaram a registrar temperaturas mais altas do Brasil no Natal

Mais Lidas

Depois de um longo tempo de estiagem e uma semana com chuvas expressivas em várias localidades, as temperaturas voltaram a subir em algumas regiões da Bahia, como no Centro-Sul, Extremo-Oeste e Vale São-Franciscano, áreas do estado que vêm registrando recordes de calor nos últimos meses.

Atualização: cidades baianas voltaram a ficar entre as mais quentes e secas do Brasil nesta terça

Em Ibotirama, à margem do Rio São Francisco, a máxima chegou a 41ºC nesta segunda-feira (25). Até a última atualização do sistema de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), à meia noite, a temperatura era a maior registrada em todo o país entre as cidades com monitoramento ativo pelo órgão.

Além do calor excessivo, a umidade relativa do ar também caiu bastante em Ibotirama, chegando a 14% nos momentos mais secos do dia. Quase 200 municípios da Bahia estavam em alerta amarelo por conta destas condições neste feriado. Esta foi a quarta vez no ano de 2023 que a máxima atingiu a casa dos 41ºC no município.

A segunda maior temperatura do país foi medida no estado do Piauí, na cidade de São João do Piauí, 40,4ºC. Já na terceira posição, outra cidade da Bahia, Santa Rita de Cássia, no Extremo-Oeste, com máxima de 40,2ºC.

Outras cidades da Bahia também registraram temperaturas altas nesta tarde de Natal. Em Bom Jesus da Lapa, a máxima foi 39,4ºC, e em Correntina foi de 38,4ºC. Já Barreias teve máxima de 38,3ºC, enquanto Barra e Formosa do Rio Preto registraram 38,1ºC.

Ao todo, na Bahia, o Inmet possui 45 estações meteorológicas automáticas, além de outras estações convencionais. No entanto, mais de um terço destes equipamentos não funciona ou funciona parcialmente. O motivo é a falta de manutenção corretiva e preventiva. Procurado, o órgão não se pronunciou sobre o problema.

Previsões

As previsões indicam que o calor deve continuar forte nestas regiões e em outras áreas da Bahia pelo menos até quinta-feira (28). A partir desta data, as condições devem voltar a ficar favoráveis para a ocorrência de novas chuvas em todas as regiões, principalmente na metade Sul e no Oeste.

O último dia de 2023 e os primeiros dias de 2024 devem ter chuvas volumosas nestas áreas.

Maiores temperaturas desta segunda-feira (25)

Santa Rita de Cássia – 40,2ºC

Bom Jesus da Lapa – 39,4ºC

Correntina – 38,4ºC

Barreiras – 38,3ºC

Barra – 38,1ºC

Formosa do Rio Preto – 38,1ºC

Brumado – 37,6ºC

Veja também:

Semana do Natal deve ser de calor e chuvas podem voltar à Bahia antes do Ano Novo

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas