22.2 C
Guanambi
15.6 C
Vitória da Conquista

Jogo entre Bahia e Atlético levou ao campo ação com bola de gelo para alertar sobre aquecimento global

Mais Lidas

No jogo realizado neste domingo (2), na Arena MRV, em Belo Horizonte, um atleta do Galo e um do Bahia entraram em campo carregando uma bola de gelo simbolizando o globo terrestre, na campanha “Juntos pelo Planeta”.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o ato foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5).

Essa bola foi deixada em um totem, no entorno do gramado, e o seu derretimento aconteceu ao longo da partida, simbolizando o aquecimento global. A iniciativa teve também o intuito de arrecadar 400 mil reais para doação às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.

“Os Ministérios Públicos baiano e mineiro se juntam aos clubes na disputa contra o perigo real do aquecimento global, que é responsável por tantas tragédias ambientais, como evidenciado pela recente catástrofe com as chuvas, que afetaram a vida de tantas vítimas no Rio Grande do Sul. Estamos todos juntos nessa missão de construir ações que garantam uma cultura de sustentabilidade para garantir o meio ambiente equilibrado para as próximas gerações”, afirmou o procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MPBA, promotor de Justiça Augusto César Matos, destaca a importância do Ministério Público para a proteção e promoção de ecossistemas sustentáveis.

“Vivemos em momento crítico de nossa história, quando as mudanças climáticas representam um dos maiores desafios globais. O promotor de Justiça tem um papel essencial na defesa do meio ambiente e promoção da sustentabilidade. Nossa missão é garantir que as leis ambientais sejam cumpridas para adequada responsabilização de quem viola as normas e, assim promover, a proteção dos recursos naturais. Trabalhamos também na intensificação da fiscalização e punição dos crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, que contribui significativamente para o aquecimento global, e na promoção de políticas públicas sustentáveis, incentivando práticas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa e fomentem o uso de energias renováveis”, disse.

A campanha traz um filme principal, que foi divulgado neste domingo e também foi transmitido nos telões da Arena MRV, com foco no derretimento da bola de gelo e o que pode acontecer com o planeta se nenhuma ação for realizada contra as mudanças climáticas.

Ao final, chegamos ao ano de 2050, quando os danos podem ser irreversíveis, de acordo com relatório da Chatham House, de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas. Nessa hora, o filme anuncia a declaração do risco de extinção da humanidade, e alerta que ainda há tempo para virar o jogo. A criação da campanha é da agência Giusti Creative PR, com produção dos filmes feita pela Santeria.

A campanha ainda conta com uma landing page e conteúdos para redes sociais, publicados pelos clubes e entidades envolvidas até o próximo dia 5 de junho, chamando a atenção para esse perigo real.

Como forma de demonstrar a importância da consciência ambiental para os clubes, Galo e Bahia atuaram com um patch especial em suas camisas, com o mote da campanha: Juntos pelo Planeta.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas