Um grupo de estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Alagoinhas, conquistou vaga na semifinal do programa Solve for Tomorrow Brasil 2025, promovido pela Samsung.
O projeto, batizado de BioLuz, propõe um sistema de iluminação sustentável que utiliza plantas e microrganismos do solo como fonte de energia para acender lâmpadas de LED em locais com pouca ou nenhuma iluminação.
O protótipo vem sendo desenvolvido com metais de cobre e zinco, capazes de gerar energia limpa quando em contato com o solo e as plantas. Segundo o professor orientador José Honorato Ferreira Nunes, a ideia nasceu da necessidade de levar iluminação e segurança a áreas rurais e comunidades afastadas.
Com o apoio das mentorias do programa, os alunos aprimoram o projeto para torná-lo viável em larga escala. Para a Samsung, a iniciativa destaca o potencial transformador da educação pública e o papel da ciência e tecnologia na construção de soluções sustentáveis para desafios sociais.
O Solve for Tomorrow, que chega à sua 12ª edição no Brasil, é reconhecido por incentivar projetos estudantis baseados na metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e já revelou diversas ideias inovadoras em todo o país.
