Entre os dias 6 e 9 de novembro, Salvador será palco do Festival Cinemas do Futuro, evento que integra o Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África. A programação, gratuita, acontece na Sala de Cinema Walter da Silveira e no Saladearte Cinema da UFBA, com exibição de 24 filmes e duas mesas redondas com especialistas convidados.
O festival apresenta, pela primeira vez fora da África, um olhar sobre a pluralidade cultural e cinematográfica de 12 países africanos, incluindo Senegal, Gana, Marrocos e Etiópia, além da diáspora africana no Brasil, França, Martinica e Itália.
Com base no acervo da Cinémathèque Afrique do Institut Français, o ciclo propõe reflexões sobre a história e as cidades africanas, abordando memórias e narrativas que inspiram o futuro.
“Não há futuro possível sem uma reflexão profunda sobre o passado”, destaca a organização. Nesse sentido, os filmes do festival exploram cidades como espaços de dinâmica cultural pulsante e permitem revisitar momentos históricos importantes, seguindo a lógica do símbolo africano Sankofa, que incentiva olhar para o passado para construir o futuro.
Programação
O evento será dividido em dois eixos: Memórias para o futuro e Histórias para o futuro, contemplando sessões de filmes clássicos e contemporâneos, com reprises e debates. Entre os destaques estão títulos como Njangaan, Casablanca Beats, Você morrerá aos 20 e Cabo de guerra.
Mesas redondas
Quais memórias para o futuro? – 7/11, das 15h às 17h, com especialistas debatendo a preservação e difusão de filmes africanos clássicos.
Quais histórias para o futuro? – 8/11, das 15h às 17h, com discussão sobre estratégias narrativas em filmes contemporâneos da África e suas diásporas.
