32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Governo do Estado decreta situação de emergência em Guanambi e municípios da região

Dentre os fatores, destaca-se - os prejuízos causados às atividades produtivas do Estado, principalmente à agricultura e à pecuária, danos ambientais e à saúde da população

Mais Lidas

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (25), a declaração de situação de emergência nas áreas de 146 municípios, incluindo Guanambi, Caetité e outras cidades da região.

A declaração, segundo o gabinete do governador, está em conformidade com a Instrução Normativa do Ministério da Integração Nacional nº 02, de 20 de dezembro de 2016. Considerando a ocorrência de fatores anormais e adversos decorrentes da longa estiagem, indicados nos relatórios recentes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil – SUDEC dos municípios.

Dentre os fatores, destaca-se – os prejuízos causados às atividades produtivas do Estado, principalmente à agricultura e à pecuária, danos ambientais e à saúde da população – rural, dos distritos e cidades.

O Decreto autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para oferecer serviços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitar o cenário e reconstruir. A Determinação terá validade de 180 dias, a partir da publicação.

Em Guanambi, a prefeitura já havia decretado situação de emergência desde o início do mês de setembro. No decreto, a prefeitura justificou que a estiagem iniciada em abril vem provocando danos à subsistência principalmente da população rural do município, ocasionando perdas entre 60 e 80% das lavouras.

Confira a lista dos municípios no anexo do Diário.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas