25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Prefeitura decreta toque de recolher em Bom Jesus da Lapa

Mais Lidas

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa decretou toque de recolher como adoção de medida temporária e emergencial de prevenção de contágio pelo Coronavírus (COVID-19). A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23), e passou a vigorar na respectiva data.

Diante disso, fica determinado toque de recolher até o dia 2 de agosto de 2020, das 21h até às 6h do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do município, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto quando necessário para acesso aos serviços essenciais ou sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.

Além disso, fica proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações.

De acordo com o decreto, a locomoção excepcional no horário em que vigorar o toque de recolher deverá ser realizada, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante.  Caso seja descumprido o decreto, poderá ocorrer apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, já havia anunciado que adotaria o toque de recolher noturno no município a partir desta quinta-feira (23). O comunicado foi feito durante o programa da rádio Bom Jesus AM nesta quarta-feira (22), onde o gestor abordou as medidas que seriam tomadas para prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Segundo Ribeiro, durante o toque de recolher, os empreendimentos de alimentação, poderão funcionar com atendimentos delivery. Ainda conforme o gestor, a prefeitura contará com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal para garantir o comprimento da determinação.

O gestor municipal destacou que durante o dia o comércio vem colaborando, seguindo as medidas de prevenção ao contágio da doença, no entanto, a noite as ocorrências de aglomerações tem sido constantes.

Ribeiro pontuou que o diagnóstico das contaminações indicam para uma propagação mais acentuada do vírus no período noturno. Segundo ele, a partir das 19h as pessoas continuam comemorando aniversários, fazendo casamentos e provocando aglomerações, tanto nas residências, como nos bares, desrespeitando as regras do isolamento social.

Bom Jesus da Lapa contabiliza até o momento 100 casos confirmados de coronavírus e 73 pacientes considerados curados. Os últimos casos foram registrados nesta quarta-feira (22), quando a Secretaria de Saúde confirmou mais dois casos da doença. A Vigilância Epidemiológica segue monitorando os pacientes com diagnóstico positivos e que ainda não receberam alta e são residentes no município.

O prefeito destaca que quatro bairros somam 70% do total de casos da Covid-19 no município – Bairro São João (31 casos), Centro (18 casos), Amaralina (10 casos) e Lagoa Grande (10 casos). Nesses bairros, além do toque de recolher, outras medidas especificas serão adotadas, no intuito de frear o aumento de casos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas