25 C
Guanambi
18 C
Vitória da Conquista

Encontro debateu situação dos catadores em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Um encontro realizado em Vitória da Conquista na última semana, reuniu coletores de materiais recicláveis com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Prefeitura Municipal para debater caminhos para a coleta seletiva na cidade.

O principal objetivo do encontro foi solicitar que o poder público assuma suas responsabilidades para estruturar o trabalho de reciclagem de materiais, apoiando as associações de catadores com estrutura e logística para dar destinação ambientalmente responsável para os resíduos sólidos produzidos na cidade.

A reunião foi realizada na sede da prefeitura na última quarta-feira (17). Participaram procuradores dos ministérios públicos do Trabalho (MPT) e Federal (MPF), defensores públicos da União (DPU), e do Estado (DPE), diretores da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Vitória da Conquista (Acres), além da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos.

Reunião debateu situação dos catadores em Vitória da Conquista
Reprodução

No encontro foi assumido o compromisso de viabilizar a cessão de um terreno para as atividades de armazenamento de material reciclável, no bairro Miro Cairo. De acordo com a prefeitura, a cessão do imóvel ao Município já está em tramitação na Câmara de Vereadores.

De acordo com a DPE, 508 famílias de catadores em Vitória da Conquista são assistidas pela instituição, mas a estimativa é que esse número seja maior. “Qualquer iniciativa relacionada à coleta seletiva, à própria limpeza pública, à limpeza urbana, precisa ter a inclusão dessas famílias, porque vai garantir desenvolvimento social para o município”, destacou a defensora Kaliane Gonzaga.

O presidente da Acre, Wallace Sousa Costa, que estava representando os oito territórios de Vitória da Conquista, avaliou o diálogo: “A reunião foi boa, graças a Deus a gente conseguiu o que estava querendo”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas