Brasil

Hidroelétricas do Nordeste vão terminar novembro com 60,7% da capacidade

Publicado por
Compartilhado

As usinas hidrelétricas instaladas no Nordeste vão terminar o mês de junho com armazenamento de 60,7% da capacidade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Operador Nacional do Sistema.

Apesar da proximidade do período chuvoso em algumas áreas da região, a previsão é de que ao fim de novembro o volume recue a 56,6%. Isso porque as previsões apontam que só deve chover 45% da média em novembro.

A barragem da Hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia, maior reservatório da região, está com quase 64% de sua capacidade. No fim de outubro de 2021 eram apenas 33,04%. O aumento significativo é resultado das chuvas históricas da última estação na Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

Já as hidroelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste deverão encerrar novembro com os reservatórios com 49,9% da capacidade. A projeção representa alta de mais de 30 pontos percentuais em relação a novembro de 2021, quando havia ameaça de racionamento de energia.O Sudeste e o Centro-Oeste concentram os principais reservatórios das hidrelétricas no país. Em outubro, a capacidade ocupada está nos mesmos 49,9%. No mesmo período de 2021, os lagos das usinas das duas regiões estavam em torno de 19% da capacidade.

A hidroelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, estava com 54% de sua capacidade nesta sexta-feira. Há um ano, o volume era de 34%.

Beneficiado com fortes chuvas neste mês, as usinas da Região Sul estão quase cheias. Os reservatórios da região encerram outubro com 91,7% da capacidade, recuando para 83,8% no fim de novembro.

No Norte do País, os reservatórios das hidrelétricas estão com 60,1%. Estima-se queda a 50,3% até o fim de novembro.

Média de chuvas

O ONS também divulgou as estimativas de chuvas para novembro. No Sudeste, no Centro-Oeste e no Sul, as hidrelétricas deverão receber 96% da média histórica das chuvas previstas para o mês.

Apesar da projeção de queda nos reservatórios, o Norte deverá ter excesso de chuvas no mês que vem, com 173% da média. Somente o Nordeste está em situação mais delicada, com previsão de apenas 45% da média em novembro.

Em relação à carga de energia elétrica, o ONS prevê redução de 0,6% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na estimativa por regiões, a carga não deverá variar no Sudeste e no Centro-Oeste e registrar queda de 5,7% no Sul, 2,7% no Nordeste e alta de 10,1% no Norte.

Da Agência Sertão com informações da Agência Brasil

Esta postagem foi publicada em 29 de outubro de 2022 12:25

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Fundação José Silveira abriu vagas de emprego e estágio em Feira de Santana, Itapetinga, Jequié e Salvador

A Fundação José Silveira (FJS), instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende principalmente a população…

1 de maio de 2024

Detran abriu novo leilão com quase 250 veículos e sucatas em Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus e Jacobina

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran) abriu um novo leilão de…

1 de maio de 2024

Reunião em Guanambi discutiu estratégias para o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

Em uma reunião realizada nesta terça-feira, 30 de abril, na sede do Instituto do Meio…

30 de abril de 2024

Prefeitura abriu concurso com salários de até R$ 4,6 mil na Bahia

A Prefeitura de Lafaiete Coutinho, município localizado na Região de Jequié, abriu um concurso público…

30 de abril de 2024

Rede PagueMenos oferta vagas emprego em Brumado, Guanambi, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Rede Farmácia Pague Menos e Extrafarma, segunda maior empresa varejista de produtos farmacêuticos do…

30 de abril de 2024

Prosegur seleciona para vagas de emprego em Feira de Santana, Juazeiro, Salvador e outras cidades

A empresa de transporte de valores e segurança Prosegur está ofercendo vagas de emprego em…

30 de abril de 2024