25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Justiça determina readmissão de funcionários demitidos da Desenbahia

Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) tem 48h para reintegrar 46 funcionários efetivos que foram desligados por "custar caro"

Mais Lidas

Na manhã da última sexta-feira (29), uma liminar emitida pela 36ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinou que a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) tem 48h para reintegrar 46 funcionários efetivos que foram desligados por “custar caro”.

A demissão dos funcionários aconteceu no mês de maio e, em entrevista no mesmo período, o presidente da agência Otto Alencar Filho teria justificado que, por serem muito antigos, os funcionários ganhavam muito. Os empregados desligados tinham em média entre 30 e 46 anos de contribuição na empresa.

O caso foi parar na justiça e a demissão foi considerada ilegal, pelo fato de a empresa possuir outros cargos comissionados. Segundo o advogado dos trabalhadores, Augusto Leite, partindo da alegação que Desenbahia estaria em dificuldade, “primeiro teria que eliminar os cargos de confiança”.

Ainda de acordo o advogado, o Ministério Público vai ajuizar uma ação civil pública contra os cargos comissionados na empresa, pelo fato de não terem sido criados por lei. “Não existe lei autorizando a Desenbahia a ter cargos comissionados, o lógico seria primeiro dispensar esses funcionários”, afirmou o advogado.

A decisão liminar do TRT cabe recurso por parte da agência, mas o advogado se diz descrente quanto a alguma modificação no resultado. “Eu particularmente acho difícil que ela [a Desenbahia] consiga reverter a situação porque a decisão levou basicamente em conta a confissão do próprio presidente na entrevista que ele deu e que garantiu que quando ele assumiu existiam duas Desenbahia uma nova e uma velha, e a Desenbahia velha custava muito mais caro do que a nova”, garantiu Augusto Leite. De acordo informações do Bahia Notícia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas