32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Semana de Ciência e Tecnologia: Veja como foi o primeiro dia do evento

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

A I Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela Faculdade Guanambi e pelo Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, teve início nesta terça-feira (24). Durante todo o dia foram realizados minicursos, palestras e exposições, com presença de profissionais, professores e estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IF), Técnico e Informática (IF), Técnico em Informática para Internet (IF), Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (FG), Engenharia Civil (FG) e Engenharia Elétrica (FG).

As atividades acontecem até quinta-feira (26) no Campus da FG e a solenidade de abertura foi realizada na Câmara de Vereadores de Guanambi, com a presença do diretor geral do IF Baiano, Roberto Carlos Santana Lima, do diretor acadêmico do IF Baiano, Nivaldo Moreira, do diretor da FG, Georgheton Nogueira, do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, do Vereador Fabrício Lopes, do diretor acadêmico nacional da ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), Luís Edmundo Campos, de coordenadores de cursos e técnicos das duas instituições.

Parceria IF/FG

Nivaldo Moreira – Diretor Acadêmico (IF), Roberto Carlos Santana Lima – Diretor Geral (IF), Georgheton Nogueira – Diretor Geral (FG), Mauro Ribeiro – Gerente de Pós Graduação e Relações Públicas (FG)

A parceria entre uma instituição pública e outra privada foi ressaltada durante a abertura. O diretor do IF Baiano – Campus Guanambi se mostrou satisfeito com a parceria que resultou na inclusão de Guanambi no calendário da Semana de Ciência e Tecnologia.  O diretor Acadêmico Nivaldo Moreira lembrou que essa não é a primeira vez que as duas instituições se cooperam para desenvolverem projetos. Georgheton Nogueira, diretor da FG, ressaltou o viés público que a instituição possui e o investimento em pesquisa e extensão. O prefeito Jairo Magalhães se colocou à disposição das instituições e lembrou que Guanambi foi uma das primeiras cidades a receber recursos do projeto Cidades Digitais.

Mulheres na Tecnologia

Em seu discurso, Luís Edmundo Campos da ABENGE parabenizou os estudantes pelo ampla participação no evento e pelo interesse nas palestras, além de ressaltar o expressivo número de mulheres nos cursos de engenharia e tecnologia. Luís Edmundo também elogiou a organização e estrutura da cidade de Guanambi.

Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo

Aguinaldo Freire – Assessor Especial do IF Baiano

Após a solenidade de abertura, Aguinaldo Freire, assessor especial do IF Baiano, palestrou para o público presente. Ele abordou a necessidade de se proporcionar ambientes favoráveis para que as empresas tenham acesso à inovação e possam empreender com segurança. Ele ressaltou a importância dos parques tecnológicos, hotéis de projetos, encubadora de empresas e empresas juniores. Paulo Markes da Orc’Estra falou sobre Gamificação.

Palestras e Minicursos.

Valter Sarmento – ABENC, Renavan Sobrinho – Engenheiro de Projetos e Operações da EMBASA, Ivanaldo Fernandes – Micks Telecom, Leandro Gonçalves dos Santos – IF Baiano, Luís Edmundo Campos – Diretor Acadêmico Nacional da ABENGE, Equipe Casa do Arduíno

No primeiro dia de SECITEC foram apresentas as palestras sobre: Avaliação de Imóveis Urbanos, Campos de Atuação da Engenharia Civil, Abastecimento e Saneamento, Desafios da Sustentabilidade, Relatos de Experiências em Investimento e Inovação em TICs, Uso e Aplicações de Drones, e Barragens e Contenções.

Internet de 100Mb

A Micks Telecon, empresa guanambiense, apresentou suas experiências em investimento e inovação, desde 1998 quando começou a oferecer internet discada, até os dias atuais onde investe na ampliação da rede de fibra ótica. A empresa está em fase de testes para fornecer internet com velocidade de até 100 Mb. (veja mais)

Assista a palestra com Ivanaldo Fernandes, diretor da Micks:
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/AgenciaSertaoBR/videos/1572334382846668/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″]

Internet das Coisas

Kleber Rocha Bastos – Wellington Assunção Azevedo – Luan Silva Santana – Casa do Arduíno

A empresa Casa do Arduíno de Vitória da Conquista participou do primeiro dia do evento trazendo seus produtos para exposição. Os dispositivos usados para automação e controle estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. A empresa tem como seus principais clientes estudantes de cursos de tecnologia. Eles também oferecem o serviço de impressão 3D. (veja mais)

Uso e aplicação de Drones

Leandro Gonçalves – IF Baiano | HH Drones

O professor do IF Baiano Leandro Gonçalves falou sobre a infinidade de usos que os drones possuem. Os equipamentos estão difundidos na aplicação de tecnologias na agricultura, engenharia, segurança e recreação. Houve ainda demonstração de voo e exposição de aeromodelos. (veja mais)

Assista a palestra completa do professor Leandro Gonçalves
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/AgenciaSertaoBR/videos/1572518189494954/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″]

O evento termina nesta quinta-feira (26) – VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

FOTOS DA SOLENIDADE DE ABERTURA

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas