29.1 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Bahia é o estado com maior número de títulos cancelados no Brasil

A Justiça Eleitoral baiana reforça que todas as medidas necessárias, tanto em divulgação quanto em disponibilização de postos para realização do procedimento, foram tomadas

9,095FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever

Últimas Notícias

Mais Lidas

Advertisement

A Bahia foi o estado com maior número de cancelamento de títulos de eleitor por falta de recadastramento biométrico. No total, foram 586.333 títulos cancelados. O cancelamento de mais de  3 milhões de títulos, no Brasil, foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Diante dos questionamentos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que a última fase de recadastramento biométrico realizada envolveu, dentre outros municípios, seus três maiores colégios eleitorais, incluindo a Salvador que – à época do início do processo – possuía mais de 2 milhões de eleitores.

O órgão ressaltou que as mais de 50 cidades listadas, pelo Eleitoral para a realização da última revisão extraordinária, somavam cerca de 4,5 milhões de eleitores.

A Justiça Eleitoral baiana reforça que todas as medidas necessárias, tanto em divulgação quanto em disponibilização de postos para realização do procedimento, foram tomadas levando-se em conta o número de eleitores a serem biometrizados. “Nesse sentido, diversas ações foram realizadas no intuito de ressaltar a importância do procedimento ao cidadão e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a comparecer aos postos e cartórios eleitorais”.

- Advertisement -

O município de Guanambi foi o único na Bahia onde o número de eleitores para a disputa das eleições 2018 será menor do que da última eleição. Entre os motivos está o recadastramento biométrico. De acordo com a Justiça Eleitoral, 6 mil títulos foram cancelados no município, por falta do comparecimento do eleitor para realização do procedimento.

O número é maior do que o de novos eleitores. Um levantamento feito pela Justiça Eleitoral mostra que o município tem cadastrado 60.392 eleitores aptos para votarem nas eleições de outubro. Em 2016, 60.409 pessoas com direito a voto estavam cadastradas.

Bahia Bahia é o estado com maior número de títulos cancelados no Brasil

Deixe uma resposta

Relacionadas