17.7 C
Guanambi
16.8 C
Vitória da Conquista

VoePass retornará ao Aeroporto de Vitória da Conquista com voo noturno para Salvador, sem parceria com a Gol

Mais Lidas

A partir de 10 de maio, a VoePass, nome fantasia da Passaredo Linhas Aéreas, voltará a voar em Vitória da Conquista. A companhia, que é uma das pioneiras da aviação comercial na cidade, deixou de operar no mês passado.

Desta vez, a operação será feita como anteriormente, por conta própria, com venda de passagens diretamente pelo site da empresa. Desde 2021, todas as passagens para os aeroportos da Bahia eram vendidas pela Gol, em uma parceria que durou menos de dois anos. Na semana passada, a companhia anunciou o fim dos voos compartilhados em oito cidades, incluindo as baianas de Barreiras, Lençóis, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

Os voos da nova operação entre Salvador e Vitória da Conquista serão realizados seis vezes por semana, ( menos às terças-feiras). A saída da capital do estado será sempre por volta de 17h30, com chegada cerca de 55 minutos depois na terceira cidade mais populosa do estado. As decolagens no sentido inverso serão realizadas às 19h10.

Este voo será a única opção para quem precisa viajar à noite e aos domingos, já que as decolagens da Azul Linhas Aéreas e da Gol ocorrem às 12h15 e 12h55, respectivamente, de segunda a sábado. Também será a única opção de voo aos domingos para a capital.

O que pode pesar negativamente para a empresa é a possível preferência dos passageiros por aeronaves maiores, como o Embraer E195 da Azul, com capacidade para 118 passageiros, e o Boeing 737 Max 8 da Gol, para 186 passageiros. Enquanto o ATR-72, com capacidade para 68 passageiros da VoePass, leva cerca de uma hora para completar o trecho, os jatos das outras companhias fazem o trajeto em menos de 40 minutos.

Outra desvantagem da companhia de menor porte é o preço das passagens. Enquanto a Gol possui bilhetes a partir de R$ 239, a VoePass estipulou o preço mínimo de R$ 399 por trecho.

A reportagem da Agência Sertão apurou que, embora as passagens já estejam disponíveis para venda, os voos ainda não foram inseridos no sistema de agendamento de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que deve ocorrer nos próximos dias, após a conclusão dos trâmites junto aos aeroportos.

Com a efetivação deste novo voo, o Aeroporto Glauber Rocha atingirá a média de 49 decolagens semanais. Serão 27 voos para São Paulo, 16 para Salvador e seis para Belo Horizonte. A partir de junho, também está prevista a abertura de uma rota da Gol em aeronaves usadas exclusivamente para o transporte de cargas.

Além de Vitória da Conquista, a VoePass reiniciou a venda de passagens para o Aeroporto de Barreiras, no Extremo-Oeste do estado. A companhia anunciou que também irá operar nas cidades de São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Guarulhos/SP, Araguaína/TO e nas cidades de Tefé, Barcelos, Manicoré, São Paulo de Olivença e Santa Isabel do Rio Negro, ambas no Amazonas.

Todas as novas operações serão iniciadas no dia 9 de maio, com exceção de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, que terão os voos iniciados somente em setembro.

Vagas de emprego

O anúncio feito pela Gol na última semana pegou de surpresa os passageiros e as autoridades políticas das cidades afetadas e do Governo do Estado, que já se reuniram com representantes das companhias para tentarem uma solução visando a continuidade das operações no estado, mesmo sem a parceria entre as empresas.

Em resposta ao fim do acordo, a VoePass anunciou a abertura de vagas de empregos em todas as cidades afetadas pela suspensão dos voos e em outras cidades onde atua ou deseja atuar. Na Bahia foram disponibilizadas vagas para as cidades onde a empresa já opera, além de Feira de Santana e Valença, que também devem ganhar voos.

As vagas são para as funções de de Auxiliar de Rampa (4 horas), Agente de Aeroporto (4 horas), Agente de Aeroporto (6 horas), Líder de Aeroporto (6 horas), Operador de Equipamentos (6 horas) e Líder de Rampa.

Veja mais informações

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas